sexta-feira, 5 de abril de 2013

Campanha Verde para uma Cidade Sustentável será lançada nesta sexta-feira

São Luís, 05 de abril de 2013

Na busca para contribuir com a qualidade ambiental e gerar sensibilidade, responsabilidade e sustentabilidade socioambiental na Universidade Federal do Maranhão, será implantada nesta sexta-feira (5) a Campanha Verde para uma Cidade Sustentável, que é voltada para a doação e o plantio de mudas de plantas nativas do Maranhão na Cidade Universitária, a fim de promover o urbanismo sustentável e criar áreas de preservação ambiental na Universidade. 

O evento irá reunir o reitor Natalino Salgado; o Prefeito de Campus, Guilherme Abreu; a gerente socioambiental da Suzano e parceira do projeto, Adriana Soares; e crianças e educadores do projeto de extensão Jovens com a Bola Toda, do departamento de Educação Física da UFMA. A campanha será iniciada oficialmente às 16h, com o plantio de dez mudas de Ipê e 20 mudas de eucalipto em regiões próximas ao Núcleo de Esportes da UFMA. 

A ocasião marca o início do Programa A3P+, que foi desenvolvido pela Prefeitura de Campus da UFMA e é inspirado na Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P, instituída pelo Ministério do Meio Ambiente. Com um extenso cronograma que prevê ações até fevereiro de 2014, inicialmente, o Programa A3P+ foi organizado com base em cinco eixos centrais da A3P do Ministério do Meio Ambiente e inclui mais três eixos elaborados com foco no contexto da UFMA, totalizando oito eixos temáticos. 

O primeiro eixo será sobre o Uso racional dos recursos naturais e bens públicos; o segundo sobre Gestão adequada dos recursos gerados; a terceira sobre Qualidade de vida no ambiente de trabalho; a quarta sobre a Sensibilização e a capacitação dos servidores; o quinto sobre Licitações sustentáveis; o sexto sobre Urbanismo Sustentável, o sétimo sobre Cidade Verde e o oitavo sobre Logística Reversa Sustentável. Com isso, o Programa objetiva “estimular a busca pela qualidade ambiental, a gestão com qualidade e ambientes de trabalho de maior qualidade”, como consta no projeto. 

Os focos das ações a serem implantadas irão, desta forma, se concentrar em aspectos como a racionalização do uso de papel, o consumo racional de energia elétrica, o não desperdício de água, cidadania e ética no trabalho, a elaboração de projetos sustentáveis e o plantio de áreas verdes, sendo que este último será executado com o Projeto Cidade Verde, cujas ações se concentram em iniciativas a exemplo da Campanha Verde para uma Cidade Sustentável amanhã. 



Revisão: Juliana Lavra
Lugar: Cidade Universitária
Fonte: Luciano dos Santos


Nenhum comentário: