Agenda Cermangue


02 DE FEVEREIRO DE 2015
DIA MUNDIAL DAS ZONAS ÚMIDAS


O CERMANGUE promoveu um painel com debates sobre a conservação e o uso racional das zonas úmidas mo Maranhão, divulgando os projetosque vem sendo realizados por pesquisadores do Depto. de Oceanografia e Limnologia da UFMA. 

Nesse painel, a profa. Dra. Flávia Mochel apresentou um panorama sobre as Zonas Úmidas  e os projetos de pesquisa, educação ambiental e recuperação de manguezais no Sítio RAMSAR das Reentrâncias Maranhenses. o Prof. Dr. Jorge Nunes apresentou um Levantamento de Peixes Marinhos do Sítio RAMSAR do Parcel de Manoel Luis; o Prof. Dr. Ricardo Barbieri apresentou um histórico das pesquisas realizadas no Sítio RAMSAR da Baixada Maranhense; e o prof. Dr. Walter Muedas apresentou pesquisa sobre fragmentos florestais no médio-baixo Rio Pindaré.

10  DE ABRIL DE 2013


No dia 10 de abril de 2013 o Cermangue volta a Apicum-Açu para atividades do Programa Manguezal.


23  A 26 DE MARÇO: VIAGEM A APICUM-AÇU
De 23 a 26 de março o Centro de Recuperação de Manguezal-Cermangue estará no município de Apicum-Açu para nova etapa do Programa Maguezal e para pesquisa de campo.

27 A 28 DE NOVEMBRO : REUNIÃO DA COMISSÃO TÉCNICA SOBRE MANGUEZAIS

Nos dias 27 e 28 de novembro a Coordenadora do Cermangue estará participando da  4ª Reunião Ordinária da Comissão Técnica sobre os Manguezais Brasileiros.

22 A 23 DE NOVEMBRO: FNMA

Nos dias 22 e 23 de novembro a Coordenadora do Cermangue estará participando da 65ª Reunião Ordinária do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA), 



13 A 16 DE NOVEMBRO: CBO 2012



              Entre os dias 13 e 16 de novembro de 2012 os membros do Cermangue estarão presentes  na quinta edição do Congresso Brasileiro de Oceanografia (CBO’2012), que será realizada no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro. 



APICUM-AÇU
De 11 a 14 de setembro o Cermangue estará em Apicum-Açu para pesquisa de campo.

SBPC
           De 22 a 27 de julho o Cermangue estará participando da 64ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. O centro terá stand com exposições, além de apresentação de resultados de pesquisas, mesas-redondas e minicursos.
Participe!!!
APICUM-AÇU
        De 28 a 01 de julho, o Cermangue estára no município de Apicum-Açu para atividades do Programa Manguezal.
19 A 24 DE JUNHO: RIO + 20
      De 19 a 24 do mês de junho a Coordenadora do Cermangue, Flávia Mochel, estará participando da Rio +20 (conferência e oficina).


06/06: ALUMAR

       No dia 06 de junho o Cermangue estará na Alumar para o recebimento do prêmio de reconhecimento pelas atividades desenvolvidas, concedido pela Fundação Alcoa.

04  A  06 DE JUNHO: SEOC

         De 04 a 06 de junho o Cermangue estará participando da I Semana de Oceanografia da UFMA, com palestras, mesas-redondas e minicursos.

30/05/2012: 10ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO COMITÊ NACIONAL DE ZONAS ÚMIDAS


     No dia 30 de maio Flávia Mochel, Coordenadora do Cermangue, estará participando, em Brasília, da 10ª Reunião Ordinária do Comitê Nacional de Zonas Úmidas, em Brasília


29/05/2012:  3ª REUNIÃO DA COMISSÃO TÉCNICA SOBRE CRITÉRIOS PARA DESIGNAÇÃO DE  SÍTIOS RAMSAR


   No dia 29 de maio a coordenadora do Cermangue, Professora Flávia Mochel estará participando, em Brasília, da 3ª Reunião da Comissão Técnica sobre Critérios para Designação de Sítios Ramsar.


28/05/2012 :   REUNIÃO DA COMISSÃO TÉCNICA SOBRE MANGUEZAIS


   No dia 28 de maio  coordenadora do Cermangue,  Flávia Mochel estará em Brasília participando da Reunião da Comissão Técnica sobre Manguezais.


CERMANGUE EM APICUM-AÇU


 Nos dias 18, 19 e 20 de maio o Cermangue estará novamente em Apicum-Açu para atividades do Projeto Manguezal _ uma parceria da UFMA com a prefeitura do município.


COORDENADORA DO CERMANGUE TOMARÁ POSSE NO CONSELHO DELIBERATIVO DO FUNDO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE 
             
        Flávia Mochel, Coordenadora do Centro de Recuperação de Manguezais, estará em Brasília participando, já na condição de Conselheira, da  63ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo do Fundo Nacional do Meio Ambiente, a ser realizada  nos dias 10 e 11 de maio.

CERMANGUE EM LUÍS DOMINGUES


      De 04 a 06 de maio o Cermangue estará no município de Luís Domingues - MA. A visita objetiva iniciar um diálogo com a cidade, apresentando a disponibilidade do Centro de atuar na região, com educação ambiental e todas as outras ações que já desenvolve em alguns municípios. Na ocasião, a equipe terá reunião com o prefeito, a Secretaria de Educação, Secretaria de Meio Ambiente, professores e demais representantes do município.


19/04 a 23/04

CERMANGUE VAI A APICUM-AÇU


       De 19 a 23 de abril a equipe Cermangue estará em Apicum-Açu para atividades do "Projeto Manguezal", uma parceria firmada entre a UFMA e a Prefeitura do município, através da  Secretaria de Meio Ambiente.
       A equipe esteve no município em fevereiro do corrente ano e retorna para dar continuidade ao projeto.
            


SBPC 2012
         
        A capital do Maranhão, São Luís, será a cidade anfitriã da 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a ser realizada em julho de 2012 na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O evento integrará as comemorações dos 400 anos do município, reconhecido pela UNESCO como patrimônio da Humanidade.
         O Cermangue estará presente e conta com a sua participação.
Vamos lá!






          Neste ano, a SNCT ocorrerá entre 17 e 23 de outubro. O tema principal será: “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de risco”. Além de promover inúmeras atividades de divulgação científica em todo o país, serão estimulados na SNCT 2011 a difusão dos conhecimentos e o debate sobre as estratégias e maneiras de se enfrentar o grande desafio planetário das mudanças climáticas e de prevenir riscos decorrentes de desastres naturais e de situações criadas pela ação humana.
         O Cermangue tem presença confirmada no evento. Fique ligado em tudo o que vai acontecer na SNCT 2011, aqui no nosso blog.







          Acontecerá em Santa Catarina de 31 de outubro a 04 de novembro, o XIV Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar.