segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Apicum é objeto de pesquisa de mestrado



Mapeamento de manguezais e apicuns como subsídio para a sustentabilidade no município de Luis Domingues”. Foi assim intitulada a dissertação de Fabrício Baltazar, mestrando em Sustentabilidade de Ecossistemas pela Universidade Federal do Maranhão.

 A hipótese do mestrado centra-se na ideia de que o apicum está ligado ao manguezal, ou seja, só pode existir apicum se existir manguezais. Outra discussão que é mencionada na sua dissertação é a questão do novo código florestal. “Por não haver uma clareza do que é apicum, se ele faz ou não faz parte dos manguezais, se ele tem alguma relação com esse ecossistema, então por falta dessas informações, desses esclarecimentos, é que há toda essa discussão em relação ao novo código florestal”, explica Fabrício.

Segundo o autor, o objetivo do mestrado é poder contribuir com a comunidade científica, ampliando o conhecimento que se tem sobre os apicuns, pois se percebe que esse conhecimento é muito restrito. “Vejo que falta trabalhos específicos sobre apicuns, essa dissertação vem justamente contribuir com essa falta de informação sobre os apicuns”, disse.
 
Buscando contribuir com a população de Luis Domingues é que o mestrando desenvolveu sua dissertação. “A minha família é de Luís Domingues, e fica em uma área das reentrâncias maranhenses, já bem próximo do Pará. Os manguezais de lá são bastante vastos, há necessidade de se proteger os apicuns e conhecer melhor o ecossistema manguezal. No sentindo de dar uma colaboração para a comunidade de Luis Domingues é que eu aproveitei a oportunidade de desenvolver meu trabalho lá”.

Durante a quinta edição do Congresso Brasileiro de Oceanografia (CBO’2012), o mestrando apresentou o trabalho “Mapeamento das unidades de paisagens para o estudo da conectividade entre os ecossistemas costeiros do município de Luís Domingues, APA das reentrâncias maranhenses”, resultado parcial do mapeamento realizado em Luis Domingues, juntamente com outros membros do Cermangue. A defesa da dissertação está prevista para o mês de março.

Sobre o autor
Graduado em Ciências Biológicas desde 2006, Fabrício Baltazar está sendo orientado pela Professora Dra. Flávia Mochel, Coordenadora do Cermangue. 

Redação: Dianna Ribeiro
Revisão: Paiva Silva 

Nenhum comentário: