terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Programa Manguezais do Brasil passa por avaliação de meio termo


São Luís, 18 de dezembro
Robert Walker
Na manhã dos dias 13 e 14 de dezembro, a Coordenadora do Cermangue, Flávia Mochel, recebeu no Laboratório de Manguezais – LAMA,  a visita de Robert Walker, avaliador de programas, responsável por fazer a avaliação de meio termo do Programa Manguezais do Brasil. 

Na ocasião, Walker esclareceu o que é uma avaliação de meio termo e sua finalidade, “os projetos exigem uma avaliação final, e na metade do caminho, uma avaliação de meio termo. Deste modo, esta avaliação tem como finalidade, saber como o projeto vai indo, se tudo está andando bem”, disse. 

Em relação ao seu ponto de vista sobre os projetos de meio ambiente, especificamente no Estado do Maranhão, Robert afirmou “o maranhão é muito importante, o que eu vejo é que talvez faltem recursos, mas, pelo que pude perceber aqui na UFMA, o blog (Cermangue) é um exemplo para o país e para o mundo, no papel que a universidade pode ter, creio que a universidade tem um papel chave. Agora, o que se precisa realmente, é arquitetar uma maior interação entre os órgãos estaduais e federais. Temos que perceber a realidade de cada Estado, pois cada um é diferente”.

O prazo para entrega do relatório da avaliação de meio termo é para meados de janeiro. O Programa “Manguezais do Brasil” é um projeto do Fundo Global para o Meio Ambiente-GEF (sigla em inglês) com o Governo Brasileiro. A agência implementadora é o Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento (PNUD), e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) é o executor.

Redação: Dianna Ribeiro
Revisão: Paiva Silva

Nenhum comentário: