segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Cermangue investe em pesquisa, educação ambiental e recuperação de manguezais

São Luís, 19 de novembro.

Com menos de dois anos de existência, o Cermangue tem um histórico considerável de conquistas. Dentre as principais, podemos destacar o prêmio de reconhecimento,  no valor de 150 mil dólares, concedido pela Fundação Alcoa, em junho deste ano, pelo trabalho que o centro desenvolve no ecossistema manguezal e as ações de educação ambiental com a comunidade. O dinheiro do prêmio tem contribuído significativamente para o financiamento de projetos que já vinham sendo desenvolvidos pelo centro.

Com o intuito de cumprir com sua missão,  a de promover a conservação e recuperação de manguezais, desenvolver pesquisas científicas, educação ambiental e difundir as Ciências do Mar, o Centro de Recuperação de Manguezais vem investindo cada vez mais em seus projetos.

Confira abaixo as ações que o Cermangue vem desenvolvendo:

·         PESQUISA CIENTÍFICA:
Mapeamento das Unidades de Paisagem e Conectividade dos Manguezais, Mapeamento da dinâmica costeira: áreas de erosão e assoreamento; Análise e mapeamento multitemporal da dinâmica costeira; Análise e mapeamento de risco de erosão e assoreamento em cenários de mudanças globais; Fauna bêntica marinha e estuarina da plataforma continental rasa das Reentrâncias Maranhenses; Dinâmica, fauna e flora de Manguezais das Reentrâncias Maranhenses.

·         EDUCAÇÃO AMBIENTAL:
Oficinas de capacitação para: professores da rede pública municipal, pescadores, gestores públicos, equipes de limpeza pública, agentes de saúde, assistentes sociais, lideranças comunitárias, entre outros; Mostras de cinema socioambiental “Curta o Mar”; Criação e lançamento da ECOTECA; Campanha “Mangue limpo, cidade limpa”, Exposições de coleções flora e fauna marinha e estuarina; Exposições de fotografias; Exposição de pôsteres de trabalhos científicos; Mural interativo “Viveiro virtual”; Elaboração e distribuição de material educativo-lúdico-pedagógico: books: (cartilha e caderno de atividades do manguezal; cartilha de português; cartilha de matemática; livro de boas práticas socioambientais; livro de conchas marinhas e estuarinas) quebra-cabeça; Jogos de tabuleiro; Jogos de memória; folders; CDs-DVDs (programa manguezal: pesquisa e educação ambiental; recuperação de manguezais).

·         RECUPERAÇÃO DE MANGUEZAIS
       Recuperação de manguezais em áreas degradadas; Produção de livro básico sobre recuperação de manguezais e produção de CD-DVD técnico-científico.

Todas as ações desenvolvidas pelo Cermangue visam contribuir, não somente para a preservação dos manguezais, mas com a preservação do meio ambiente de forma geral, através das suas atividades socioambientais.



Redação: Dianna Ribeiro
Revisão: Paiva Silva

Nenhum comentário: