quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Curiosidades sobre os manguezais


São Luís, 18 de outubro.

O Cermangue revela pra você algumas curiosidades sobre os manguezais. Confira abaixo:

 
  • Existem três espécies de mangue vermelho no Brasil: Rhizophora mangle, R. racemosa e R. harrisonii, essas duas últimas ocorrem apenas no litoral Amazônico.
  •  A viviparidade, a germinação dos embriões no interior dos frutos presos às árvores, é um processo comum de reprodução entre as espécies de manguezal e representa uma estratégia de sobrevivência no ambiente.
  • O mangue – de – botão é uma espécie de árvore que cresce na transição dos manguezais para ambientes arenosos. Alguns pesquisadores não consideram essa espécie como típica de manguezais.
  •  Turus são moluscos perfurantes que vivem em galerias nos troncos e galhos caídos dos manguezais, alimentando - se da madeira e contribuindo para a rápida decomposição da matéria orgânica.
  •  O aratu marinheiro é considerado um caranguejo arborícola por suas adaptações para viver sobre as árvores e controlar a desidratação nas horas mais quentes do dia.
  • Andada é o nome que se dá ao fenômeno da caminhada de grandes bandos de caranguejos pelo manguezal durante o período de acasalamento.
Todas as curiosidades citadas aqui foram retiradas do livro MANGUEANDO: Brincando e Aprendendo com o Manguezal. A obra é fruto das atividades coletivas do Laboratório de Manguezais – LAMA e do Centro de Recuperação de Manguezais – CERMANGUE. Não deixe de ficar atento a essa e outras dicas!


Redação: Dianna Ribeiro
Revisão: Paiva Silva

Nenhum comentário: