São Luís, 18 de outubro.
O Cermangue revela pra
você algumas curiosidades sobre os manguezais. Confira abaixo:
- Existem três espécies de mangue vermelho no Brasil: Rhizophora mangle, R. racemosa e R. harrisonii, essas duas últimas ocorrem apenas no litoral Amazônico.
- A viviparidade, a germinação dos embriões no interior dos frutos presos às árvores, é um processo comum de reprodução entre as espécies de manguezal e representa uma estratégia de sobrevivência no ambiente.
- O mangue – de – botão é uma espécie de árvore que cresce na transição dos manguezais para ambientes arenosos. Alguns pesquisadores não consideram essa espécie como típica de manguezais.
- Turus são moluscos perfurantes que vivem em galerias nos troncos e galhos caídos dos manguezais, alimentando - se da madeira e contribuindo para a rápida decomposição da matéria orgânica.
- O aratu marinheiro é considerado um caranguejo arborícola por suas adaptações para viver sobre as árvores e controlar a desidratação nas horas mais quentes do dia.
- Andada é o nome que se dá ao fenômeno da caminhada de grandes bandos de caranguejos pelo manguezal durante o período de acasalamento.
Redação: Dianna Ribeiro
Revisão: Paiva Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário