segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Afinal, é mangue ou manguezal?

São Luís, 24 de setembro.
Por Paiva Silva

Mangue ou Manguezal? Ou tanto faz? São sinônimos? Você com certeza já se questionou sobre isso algum dia, certo? Mas, afinal, é mangue ou manguezal? Pois é, esta é uma dúvida comum entre a maioria das pessoas. Porém, após a leitura deste texto, ela não mais existirá.
Entre a terra e o mar existe um ecossistema denominado manguezal. Segundo informações de biólogos, mangue é apenas a vegetação e manguezal é o ecossistema, que engloba toda a fauna e flora do lugar. Mas para os leigos no assunto (isso não será mais o seu caso), as duas terminologias significam, na prática, a mesma coisa.
Um local de transição entre os ambientes terrestres e aquáticos, característico de regiões tropicais e subtropicais. O manguezal se desenvolve em regiões da costa banhada por marés e o seu limite vai até os contornos das baías e estuários calmos de rios, formando trechos lodosos. As suas áreas são de elevada produtividade biológica, uma vez que seus componentes são representantes de todos os elos da cadeia alimentar.
O Manguezal é chamado de “berçário do mar” por ser o local preferido de diversos peixes e invertebrados marinhos, que lá desovam e reproduzem devido, principalmente, à temperatura morna, ideal para o desenvolvimento dos embriões. Também conhecido como “útero do mar”, é dos manguezais que saem muitos nutrientes que alimentam a vida marinha. Sendo composto de matéria orgânica em decomposição e argilosa, o solo dos manguezais torna-se um verdadeiro celeiro alimentar, produzindo e exportando matéria orgânica para as áreas costeiras, fertilizando essas regiões.
No Brasil, os mangues ocorrem de norte a sul do país. Eles desenvolvem-se nas reentrâncias da costa, onde a velocidade das correntes é reduzida e favorece o acúmulo de sedimentos trazidos, geralmente, pelos rios.
Agora, que você já sabe a diferença entre mangue e manguezal, continue acompanhando o blog Cermangue e saiba muito mais.
Revisão: Dianna Ribeiro
Informações: Livro "Conhecer para Preservar: a antropologia do manguezal

Nenhum comentário: