sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012 é lançada oficialmente

São Luís, 24 de agosto.


Aproximar a ciência do grande público com atividades capazes de demonstrar seus usos e aplicações no dia a dia. Este é o trabalho que vem sendo realizado pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), evento científico que tem se consagrado nos últimos anos como uma das mais expressivas mostras de ciência do país. Para este ano, o evento científico já tem data e tema definidos, e um encontro que aconteceu na última terça-feira (21) serviu para reunir os representantes do poder público, das Instituições de Ensino Superior e dos parceiros que devem tornar possível à realização da edição 2012 da SNCT. 

A Semana Nacional vai ocorrer entre os dias 15 e 21 de outubro em todo o Brasil, e o tema a ser discutido será Economia Verde, Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza, um tema escolhido e justificado por meio dos apontamentos realizados durante a reunião Rio +20. No estado do Maranhão, a SNCT não deve restringir suas atividades apenas à capital. A reunião que ocorreu no dia 21, além de marcar o início dos preparativos para a realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, foi o momento em que os atores responsáveis pela Semana no Estado puderam apresentar e discutir suas propostas de participação e articulação para envolver os diferentes públicos, os quais o evento pretende atingir. 

Segundo o coordenador da SNCT na UFMA, Antônio José Oliveira, todos os grupos de pesquisa de todas as unidades acadêmicas serão disponibilizados para estarem presentes durante a semana científica. Ele ressalta que esta descentralização é importante no sentido de engajar cada vez mais a comunidade e tornar a ciência um bem popular. Outro fator diferenciado e que comprova a proposta da SNCT é a busca pela concepção da ciência como linguagem do cotidiano capaz de envolver toda sociedade. Assim, a edição 2012 da SNCT trará, pela primeira vez, a possibilidade de que atividades possam ser inscritas na programação do evento por pessoas e grupos que não apenas das Universidades, faculdade ou da rede básica de ensino. 

Revisão: Carla Morais
Lugar: Cidade Universitária
Fonte: Roberth Meireles

Nenhum comentário: