sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012 é lançada oficialmente

São Luís, 24 de agosto.


Aproximar a ciência do grande público com atividades capazes de demonstrar seus usos e aplicações no dia a dia. Este é o trabalho que vem sendo realizado pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), evento científico que tem se consagrado nos últimos anos como uma das mais expressivas mostras de ciência do país. Para este ano, o evento científico já tem data e tema definidos, e um encontro que aconteceu na última terça-feira (21) serviu para reunir os representantes do poder público, das Instituições de Ensino Superior e dos parceiros que devem tornar possível à realização da edição 2012 da SNCT. 

A Semana Nacional vai ocorrer entre os dias 15 e 21 de outubro em todo o Brasil, e o tema a ser discutido será Economia Verde, Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza, um tema escolhido e justificado por meio dos apontamentos realizados durante a reunião Rio +20. No estado do Maranhão, a SNCT não deve restringir suas atividades apenas à capital. A reunião que ocorreu no dia 21, além de marcar o início dos preparativos para a realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, foi o momento em que os atores responsáveis pela Semana no Estado puderam apresentar e discutir suas propostas de participação e articulação para envolver os diferentes públicos, os quais o evento pretende atingir. 

Segundo o coordenador da SNCT na UFMA, Antônio José Oliveira, todos os grupos de pesquisa de todas as unidades acadêmicas serão disponibilizados para estarem presentes durante a semana científica. Ele ressalta que esta descentralização é importante no sentido de engajar cada vez mais a comunidade e tornar a ciência um bem popular. Outro fator diferenciado e que comprova a proposta da SNCT é a busca pela concepção da ciência como linguagem do cotidiano capaz de envolver toda sociedade. Assim, a edição 2012 da SNCT trará, pela primeira vez, a possibilidade de que atividades possam ser inscritas na programação do evento por pessoas e grupos que não apenas das Universidades, faculdade ou da rede básica de ensino. 

Revisão: Carla Morais
Lugar: Cidade Universitária
Fonte: Roberth Meireles

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Blogue Cermangue foi tema de trabalho apresentado na SBPC

São Luís, 14 de agosto

O blogue Cermangue foi objeto de pesquisa apresentada na sessão de pôsteres da 64ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, realizada na Universidade Federal do Maranhão. Com o título “O uso da ferramenta blogue como instrumento de divulgação e popularização da ciência: Ações do centro de Recuperação de Manguezais – Cermangue”, o trabalho trouxe à discussão o uso das ferramentas digitais, e a sua contribuição na disseminação do conhecimento científico.

Banner apresentado na sessão de pôsteres
Com intuito de divulgar, e dar maior visibilidade às atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas pelo Cermangue, surgiu a necessidade da criação do blogue, como ferramenta de comunicação institucional. Partindo deste ponto, que o trabalho do acadêmico Antônio Paiva desenvolveu-se. Em sua pesquisa, pôde se concluir que a utilização das ferramentas digitais, em especial do blogue, é uma forma simples, de baixo (ou nenhum custo) e de grande alcance que pode e deve contribuir para a popularização da ciência. Percebeu-se que o blogue possui uma grande vantagem no que diz respeito à mensuração de seus resultados, sendo possível obter o número exato de acessos, bem como, a localização deste público e o conteúdo mais acessado.

Através da pesquisa concluiu-se ainda, que a iniciativa do Cermangue em criar sua página na web, foi um grande acerto, pois o Centro alcançou seu objetivo inicial e continuará agindo neste sentido, de promover a divulgação científica, popularizar a ciência, através da publicização das atividades do Cermangue no blogue.

Segundo o autor, Antonio Paiva, graduando de Comunicação Social/Relações Públicas,  ainda são poucos os centros e projetos de pesquisa, que fazem uso desta ferramenta para este fim, o que segundo ele é lamentável, pois a internet dispõe de um grande número de ferramentas digitais que podem e devem estar a serviço da ciência. 

Sobre o Blogue

O blogue do Cermangue está no ar desde maio de 2011, e todas as atividades do Centro vêm sendo cobertas e publicadas. Percebe-se um número crescente de visitas ao blogue, havendo, inclusive, a interação do visitante, com elogios e sugestões, deixados na página e/ou no e-mail do centro.

O Cermangue foi  criado em 26 de março de 2011, a partir da experiência adquirida pelo Laboratório de Manguezais-LAMA. Coordenado pela Prof.ª Dra. Flávia Mochel, o centro atua na Recuperação de Manguezais, desenvolve pesquisas em ecossistemas costeiros, realiza ações de educação ambiental e difunde a ciência e a tecnologia sobre as ciências do Mar.
Redação: Dianna Santos
Revisão: Paiva Silva

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Coordenadora do Cermangue ministrou minicurso sobre recuperação de manguezais na SBPC

São Luís, 07 de agosto
Por Paiva Silva

Flávia Mochel
Recuperação de Manguezais e Educação Ambiental no Contexto das Mudanças Climáticas Globais. Foi esse o titulo do minicurso ministrado pela Coordenadora do Cermangue, professora Flávia Mochel, durante a 64ª SBPC realizada na Universidade Federal do Maranhão.

O minicurso abordou a situação dos manguezais diante das mudanças climáticas, focando na necessidade de se trabalhar a educação ambiental, sensibilizando a população, trazendo à tona seus conhecimentos e valorizando o diálogo com a ciência. Propunha, também, que a atividade de recuperação deve incluir uma análise do ambiente e seus componentes e, a seguir, o reconhecimento do território, com suas peculiaridades de fauna, de flora e das populações humanas que habitam as zonas costeiras tropicais e subtropicais, devendo no final, após uma análise crítica da situação, produzir uma cartografia da memória e encaminhar prepostas de solução.

Antônio Ferreira, participante do minicurso, disse ter gostado muito do conteúdo ministrado e, segundo ele, “a recuperação ecológica é, sem dúvida, uma ferramenta importantíssima para repor os danos causados pelo mau uso dos ecossistemas”.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Stand Cermangue recebeu a visita do vencedor do Prêmio Nobel

São Luís, 06 de agosto.
Por Paiva Silva

Antônio Oliveira, Flávia Mochel, Dan Shechtman Natalino Salgado     

Durante a 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência-SBPC, realizada na Universidade Federal do Maranhão, o stand do Cermangue recebeu a visita ilustre do vencedor do Prêmio Nobel de Química 2011, Dan Shechtman, acompanhado do Reitor e do Vice-reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho e Antônio Oliveira, e da presidente da SBPC Nacional, Helena Nader.

Na ocasião, Dan Shechtman recebeu da Coordenadora do Cermangue, professora Flávia Mochel, uma homenagem do Centro (um quite contendo material lúdico e educativo produzido pelo centro), destacando a importância da presença dele no evento,  que despertou sem dúvida, em milhares de jovens o desejo de ser cientista.

Shechtman nasceu em 1941, em Tel Aviv (atualmente Israel). Após terminar o doutorado, em 1972, trabalhou nos Laboratórios de Pesquisa Wright-Patterson Air Force Base, em Ohio (EUA). Foi nesse período, morando nos Estados Unidos e trabalhando no U.S. National Bureau of Standards in Washington, D.C., que esse israelense descobriu, em 1982, um composto julgado de estrutura cristalina no qual os átomos estavam encaixados em um modelo que não podia ser repetido. Sua descoberta abriria um novo campo na química: o de cristais quase periódicos, porém sua pesquisa foi inicialmente objeto de muitas controvérsias. Durante anos, Shechtman foi hostilizado por causa da sua interpretação não periódica e até foi ridicularizado por muitos cientistas, pois contradizia todas as publicações sobre o tema.
Fotos: Diniz Costa

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

"Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza” será o tema da SNCT 2012

São Luís, 02 de agosto.
Por Paiva Silva

Com o tema “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”, escolhido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) após receber várias sugestões e ter feito consultas a instituições e entidades parceiras na organização do evento, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2012 ocorrerá entre 15 e 21 de outubro.

Atividades de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados com este tema, serão promovidas e estimuladas em todo o país na SNCT 2012. Serão debatidas as estratégias e mudanças necessárias para uma economia verde que, em conexão com um desenvolvimento sustentável, contribua para a erradicação de pobreza e a diminuição das desigualdades sociais no país.


O lema da SNCT 2012 foi escolhido em função de ter sido este o tema da Conferência Rio + 20, evento de enorme importância e organizado pela ONU, que aconteceu no Rio, em junho de 2012, com participação de quase todos os países do mundo. 

O Cermangue, é claro, tem presença garantida na SNCT São Luís e, desde já, convida todos a participarem.

Fonte: INPE

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Cermangue leva programação diversificada à SBPC

São Luís, 01 de agosto.
Por Paiva Silva


O Centro de Recuperação de Manguezais-Cermangue, presente nos importantes eventos do estado e do país, não poderia ficar de fora do maior evento científico da América Latina, a 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência-SBPC, sediada pela Universidade Federal do Maranhão no período de 22 a 27 de julho.


Em um stand duplo, juntamente com o Laboratório de Manguezais-LAMA, o Cermangue apresentou aos visitantes uma diversidade de materiais, como a Exposição da Coleção Seca de Moluscos; aquários que mostravam a dinâmica das marés, e simulavam ambiente de praia arenosa e de manguezal, ambos com representantes da fauna e da flora; o viveiro Virtual que, como sempre fez o maior sucesso, dentre tantas outras atrações que chamaram a atenção de quem por lá passou, como do graduando de Engenharia Química da UFMA, Pablo Leite, que disse ter ficado fascinado com o que viu “É impressionante o contato com esses ambientes naturais, e poder conhecer as intempéries de cada um é muito interessante”.

            
Além do stand, o Cermangue teve uma vasta programação durante o evento, com participação em conferências, minicursos, simpósios e apresentação de trabalhos. Tudo isso você confere aqui no blogue, nos próximos dias. Fique ligado!