sábado, 26 de maio de 2012

Veto de Dilma protege o manguezal

São Luís, 26 de maio.


            A presidente Dilma Rousseff anunciou na tarde desta sexta-feira doze vetos ao texto do Código Florestal, enviado ao Planalto há um mês pelo Congresso Nacional. Também serão feitas 32 modificações no documento, sendo que quatorze delas recuperam pontos do texto aprovado pelo Senado, antes da votação na Câmara, cinco são dispositivos novos e treze são itens alterados para ajuste. O governo enviará uma Medida Provisória (MP) com as modificações propostas para apreciação do Congresso Nacional. Caberá aos parlamentares votar o veto presidencial e as alterações.
            Um ponto importante vetado foi o dispositivo que previa que cada município definiria o seu próprio conceito de área de preservação permanente (APP), item considerado uma ameaça ao meio ambiente. “Está tudo protegido”, afirmou Izabella. Assim, tanto nas áreas rurais quanto nas urbanas, seguem protegidas as dunas, os manguezais e os topos de morro.
            A lista dos doze vetos não foi divulgada. Isso só será feito, de acordo com o advogado-geral da União, Luiz Inácio Adams, na segunda-feira, quando o documento for publicado no Diário Oficial da União e formalmente informado ao Congresso.
           

Nenhum comentário: