sábado, 31 de março de 2012

Cermangue realiza Oficina de Educação Ambiental no Colun

 São Luís, 31 de março.
Por Paiva Silva




Na tarde de terça-feira, 27 de março, foi a vez do Colégio Universitário (Colun-UFMA) receber a caravana Cermangue. A apresentação (que fez parte da programação de aniversário do Centro) foi a convite da professora geógrafa, Rosalva de Jesus dos Reis.
Segundo a professora, a ideia de procurar o Cermangue surgiu depois que o seu projeto, “Ocupação dos Manguezais Ludovicenses”, foi aprovado pela Fapema (Fundação de Amparo a Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão). Rosalva disse que, a princípio sua intenção era apenas buscar referencial teórico para os seus alunos bolsistas, junto à professora Flávia Mochel, por ela ser da UFMA e já desenvolver, há muito tempo, trabalhos voltados para essa temática. Mas que ao falar com a pesquisadora, esta ficou muito empolgada em manter uma parceira com o Colun, e de imediato propôs uma oficina no colégio, que aconteceu durante toda a tarde do dia 29.
Como já é tradição, o grupo fisgou a atenção dos participantes, levando informações importantes, de forma lúdica, divertida e agradável. Abrindo a oficina, a exibição do Cine Socioambiental “Curta o Mar”, deixou todos os olhares atentos e curiosos. Em seguida, a palestra “Mudanças Climáticas Global com enfoque regional”, ministrada por Flávia Mochel, trouxe reflexões a respeito dos desastres ambientais, consequentes das ações humanas, focando sempre a realidade de São Luís. O Viveiro virtual, como sempre, fez o maior sucesso, e não houve quem não quisesse registrar sua participação, plantando sua muda. E por fim, o jogo da memória Cermangue colocou todo mundo para exercitar o cérebro numa competição para ver quem conseguia montar o quebra-cabeça primeiro. No final, todas as equipes levaram de brinde, um quite do jogo.
                            
E, finalizando os trabalhos, não poderia ter sido diferente: a equipe colocou todo mundo para mexer o esqueleto, ao som envolvente da dança do caranguejo. E assim, mais uma vez, o Cermangue fez o seu dever de casa, promovendo educação ambiental, de forma singular, o que já é característica marcante do centro.
A professora Rosalva disse ter ficado maravilhada com a oficina, e que deseja que esta parceria entre o Colun e o Cermangue se fortaleza ainda mais. “A oficina foi maravilhosa: os alunos puderam ter contato com informações que ainda não tinham, como por exemplo, o viveiro de mangue, algo que até mesmo para determinados profissionais, é uma novidade. Portanto, são informações que se somam, são experiências partilhadas, que fizeram, com certeza, com que todos os alunos saíssem instigados a buscar mais e a se questionarem de como poderiam se inserir nesse contexto. Acho superinteressante esta parceria e, gostaria muito de ter o Cermangue aqui novamente, pois além dos alunos do curso técnico e dos bolsistas, temos também todo o alunado que necessita também estar em contato com essa temática. E essa forma lúdica do centro fazer educação ambiental, torna-se muito interessante, pois atrai e envolve a moçada”, disse.
Veja as fotos da oficina na galeria de fotos.

Participe conosco. Deixe o seu comentário.

2 comentários:

SuelenSampaio disse...

Muito legal a iniciativa de vcs... enriquecendo e fixando mais conhecimentos nas escolas/eventos com esses tipos de oficinas, palestras... relacionando o tema meio ambiente e ecossistema de manguezal, tãao rico e modéstia parte, o mais bonito xD
Parabéns pelo projeto!
já virei fã e ainda vou aí visitar vcs ^^

CERMANGUE disse...

Obrigado, Suelen!
A sua opinião é muito importante para nós, e nos deixa muito honrados.
Aguardamos a sua visita. Será um grande prazer recebê-la.
Abraço.
Paiva Silva- Relações Públicas-Cermangue