sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Petrobras apresenta trabalho no Colacmar


     Matéria retirada de: http://portosenavios.com.br
     
     A Petrobras apresentou nesta última terça-feira (01/11) no XIV Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar (XIV Colacmar) o primeiro diagnóstico ambiental oficial da Bacia de Campos, uma das áreas de maior produção de petróleo e gás do País. Realizado em Balneário Camboriu (SC), o evento contou com a palestra da analista ambiental do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), Ana Paula da Costa Falcão, que tratou da caracterização ambiental das Bacias Sedimentares Marinhas, com foco em responsabilidades, uso na gestão ambiental e alinhamento com as práticas do Governo.
      O estudo iniciado há quatro anos tem como meta caracterizar físico, química, geológica e biologicamente a região de cerca de 100 mil km² que abrange a bacia de Campos, situada entre o Estado do Rio de Janeiro e o sul do Espírito Santo.

      A analista do Cenpes explicou que os trabalhos de caracterização que são coordenados pela Companhia visam formar uma base para a gestão ambiental das atividades de exploração e produção no País. “ Com estes dados fica mais fácil tomar decisões sobre o que é possível fazer em determinadas regiões, antecipando demandas que possam surgir”, ressaltou Ana.

    O projeto da Bacia de Campos, segundo a pesquisadora, envolveu mais de 20 instituções de pesquisa e um enorme esforço de todos seus participantes. Ana Falcão destacou ainda, que o Cenpes possui hoje seis projetos de caracterização de grandes bacias: bacia potiguar e bacia de Campos ( já finalizados), bacia de Sergipe-Alagoas, bacia do Espírito Santo e bacia de Santos( Em andamento) e bacia da margem equatorial ou amazônia azul ( em fase de planejamento). 

       Os visitantes do Colacmar poderão observar os dados do diagnóstico ambiental da bacia de Campos em “realidade virtual” no estande da Petrobras. Lá é possível interagir por meio de computadores com o sistema de informação geográfica que será utilizado para gestão ambiental da região. Também são apresentados os biomapas com os dados ambientais marinhos disponibilizados em parceria com o Google

      Ainda nesta terça-feira, o engenheiro da área de Contingência da Petrobras, Angelo Sartori, participou no Colacmar, do Simpósio Novas Fronteiras Exploratórias do Petróleo: a contribuição da oceanografia à pesquisa e ao Monitoramento na região do Pré-Sal. Na ocasião, Sartori falou sobre a Integração de Tecnologias para Suporte a Emergência Offshore.

      O engenheiro ressaltou que a Petrobras tem investido cada vez mais no monitoramento ambiental: “Em 1998 implantamos o Infopae. Esse sistema utiliza um banco para controle e acompanhamento de emergências, suporte na elaboração de planos, gestão e execução de simulados”, pontuou.

       
Fonte: AGENCIA PETROBRAS

Nenhum comentário: