segunda-feira, 8 de agosto de 2011

"lha da Ciência", laboratório de divulgação científica - LDC

Estudantes realizam visita em Laboratório da UFMA
   
    O Laboratório Ilha da Ciência, que tem coordenação do Prof. Dr. Antônio Oliveira, vem aumentando mensalmente o número de visitantes. No primeiro semestre foram recebidos alunos do Ensino Médio do Centro Educacional Arco Iris, ICARO - Sistema de Ensino, Escola Básica: Maria José Vaz dos Santos (ensino fundamental), e do IFMA – Instituto Federal do Maranhão, assim como vários estudantes do nível superior de diversos cursos. Os calouros dos cursos de Física, Ciências da Computação e de Engenharia Elétrica foram alguns que visitaram o Ilha da Ciência.

     O Laboratório de Divulgação Científica (LDC) “Ilha da Ciência” também foi visitado por alunos e professores das escolas da rede pública de educação básica, durante a realização do Programa Novos Talentos que visa à inclusão social e desenvolvimento da cultura científica, ocorrido nas últimas semanas no Centro de Ciências Exatas e Tecnologia – CCET.

    Este programa contou com diversas palestras, visitas em laboratórios de pesquisa e aulas práticas, como a visita ao manguezal sob a orientação do Prof. Dr. José Maria Ramos dos Santos, demonstrando a física existente nos vegetais, e o minicurso Construindo Experimentos de Física com materiais alternativos ministrado pelo prof. MSc. Carlos Cesar Costa, do Campus IFMA Codó, que através de experimentos simples com materiais alternativos tornam o ensino da área de física clássica e quântica mais dinâmico.

     Durante as visitas ao LDC os estudantes do Programa de Educação Tutorial (PET) e os da Iniciação Científica fizeram uma breve explicação sobre todos os experimentos produzidos no Laboratório, tirando dúvidas e motivando os estudantes ao conhecimento da ciência.

Lugar: Campus do Bacanga
Fonte: Camila Carneiro/ASCOM

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito legal a divulgação. vamos deixar o link da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
http://semanact.mct.gov.br, vamos acompanhando as notícias do Brasil.
Att.
Profa. Ana Nélo