segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

CERMANGUE apresentará trabalho no 8 WEEC - Congresso Mundial de Educação Ambiental - em Gothenburg, Suécia

 O Cermangue apresentará o trabalho *Participatory mapping of coastal dynamics for addressing resource conflicts and climate change scenarios in a tropical fishermen community  no 8 Congresso Mundial de Educação Ambiental que será realizado na cidade de Gothenburg, Suécia, de 29 de Junho a 2 de Julho de 2015. 

Com o Tema As Pessoas e o Planeta: como desenvolver juntos?  o  mais importante evento de Educação Ambiental confirma sua atuação na integração da educação e cultura com a ciência e a tecnologia na busca de soluções coletivas  envolvendo educadores, cientistas, gestores públicos, voluntários e demais segmentos da sociedade.

O que: 8 WEEC - 8 Congresso Mundial de Educação Ambiental
Onde: Gothenburg, Suécia.
Quando: 29 de Junho a 02 de Julho de 2015


* Traduçao do título do trabalho: Mapeamento participativo da dinâmica costeira visando cenários de mudanças climáticas e conflitos de recursos, numa comunidade pesqueira tropical.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Artigo completo sobre jogos educativos para conservação e recuperação de manguezais, publicado nos Anais do 7 Congresso Mundial de Educação Ambiental


Está disponível para todos, os artigos completos publicados nos Anais do 7 Congresso Mundial de Educação Ambiental , realizado em Marrakech, no Marrocos, em 2013. São artigos completos distribuídos em 11 grupos temáticos, disponíveis em pdf.

No Grupo Temático 7 Greening Education, o LAMA/CERMANGUE apresentou o trabalho:

  Environmental education games for mangrove restoration and protection involving global changing scenarios. Developing environmental education games for protection of mangrove ecosystems.
Autores: Flávia Rebelo Mochel, Priscilla C. Ribeiro, Jacyara N. Corrêa


 Acesse aqui o grupo temático 7  e encontre o artigo na íntegra digitando o primeiro autor  "Mochel":




CERMANGUE fecha parceria com ONG Libertas e Secretaria Municipal de Educação de São Luís.




A ONG Libertas (3º Setor) fechou uma forte parceria, com a professora doutora Flavia Mochel, do Departamento de Oceanografia e Limnologia, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A ONG juntamente com o Cermangue- Centro de Recuperação de Manguezais- irão trabalhar a Educação Ambiental formal e não-formal em São Luís, com o apoio do secretário municipal de educação Geraldo Castro Sobrinho. Serão realizadas oficinas, sessões de vídeos, exposições, atividades com material lúdico educativo e debates com convidados sobre diversos temas da sustentabilidade socioambiental.  

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

CERMANGUE é contemplado no Edital PROEXT 2015 do MEC




O Cermangue continuará suas atividades de Educação Ambiental e Recuperação Comunitária de Manguezais no municípiode Apicum Açu, em 2015. Os recursos provenientes do MEC para Projetos e Programas de Extensão nas universidades brasileiras propiciarão a elaboração e produção de novos jogos educativos e livros-textos com atividades. Esse material, como os anterires, será utilizado em oficinas de extensão no município, realizadas em escola e nas comunidades, muitas delas em praias e ilhas, onde o acesso aos  meios informatizados ainda é inexistente. Com o apoio dos gestores municipais e das lideranças comunitárias, esse recurso virá somar aos esforços de transformação para a melhoria da realidade socioambiental, por meio da educação e da conservação e recuperação dos manguezais.