terça-feira, 7 de agosto de 2012

Coordenadora do Cermangue ministrou minicurso sobre recuperação de manguezais na SBPC

São Luís, 07 de agosto
Por Paiva Silva

Flávia Mochel
Recuperação de Manguezais e Educação Ambiental no Contexto das Mudanças Climáticas Globais. Foi esse o titulo do minicurso ministrado pela Coordenadora do Cermangue, professora Flávia Mochel, durante a 64ª SBPC realizada na Universidade Federal do Maranhão.

O minicurso abordou a situação dos manguezais diante das mudanças climáticas, focando na necessidade de se trabalhar a educação ambiental, sensibilizando a população, trazendo à tona seus conhecimentos e valorizando o diálogo com a ciência. Propunha, também, que a atividade de recuperação deve incluir uma análise do ambiente e seus componentes e, a seguir, o reconhecimento do território, com suas peculiaridades de fauna, de flora e das populações humanas que habitam as zonas costeiras tropicais e subtropicais, devendo no final, após uma análise crítica da situação, produzir uma cartografia da memória e encaminhar prepostas de solução.

Antônio Ferreira, participante do minicurso, disse ter gostado muito do conteúdo ministrado e, segundo ele, “a recuperação ecológica é, sem dúvida, uma ferramenta importantíssima para repor os danos causados pelo mau uso dos ecossistemas”.

Nenhum comentário: