terça-feira, 14 de agosto de 2012

Blogue Cermangue foi tema de trabalho apresentado na SBPC

São Luís, 14 de agosto

O blogue Cermangue foi objeto de pesquisa apresentada na sessão de pôsteres da 64ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, realizada na Universidade Federal do Maranhão. Com o título “O uso da ferramenta blogue como instrumento de divulgação e popularização da ciência: Ações do centro de Recuperação de Manguezais – Cermangue”, o trabalho trouxe à discussão o uso das ferramentas digitais, e a sua contribuição na disseminação do conhecimento científico.

Banner apresentado na sessão de pôsteres
Com intuito de divulgar, e dar maior visibilidade às atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas pelo Cermangue, surgiu a necessidade da criação do blogue, como ferramenta de comunicação institucional. Partindo deste ponto, que o trabalho do acadêmico Antônio Paiva desenvolveu-se. Em sua pesquisa, pôde se concluir que a utilização das ferramentas digitais, em especial do blogue, é uma forma simples, de baixo (ou nenhum custo) e de grande alcance que pode e deve contribuir para a popularização da ciência. Percebeu-se que o blogue possui uma grande vantagem no que diz respeito à mensuração de seus resultados, sendo possível obter o número exato de acessos, bem como, a localização deste público e o conteúdo mais acessado.

Através da pesquisa concluiu-se ainda, que a iniciativa do Cermangue em criar sua página na web, foi um grande acerto, pois o Centro alcançou seu objetivo inicial e continuará agindo neste sentido, de promover a divulgação científica, popularizar a ciência, através da publicização das atividades do Cermangue no blogue.

Segundo o autor, Antonio Paiva, graduando de Comunicação Social/Relações Públicas,  ainda são poucos os centros e projetos de pesquisa, que fazem uso desta ferramenta para este fim, o que segundo ele é lamentável, pois a internet dispõe de um grande número de ferramentas digitais que podem e devem estar a serviço da ciência. 

Sobre o Blogue

O blogue do Cermangue está no ar desde maio de 2011, e todas as atividades do Centro vêm sendo cobertas e publicadas. Percebe-se um número crescente de visitas ao blogue, havendo, inclusive, a interação do visitante, com elogios e sugestões, deixados na página e/ou no e-mail do centro.

O Cermangue foi  criado em 26 de março de 2011, a partir da experiência adquirida pelo Laboratório de Manguezais-LAMA. Coordenado pela Prof.ª Dra. Flávia Mochel, o centro atua na Recuperação de Manguezais, desenvolve pesquisas em ecossistemas costeiros, realiza ações de educação ambiental e difunde a ciência e a tecnologia sobre as ciências do Mar.
Redação: Dianna Santos
Revisão: Paiva Silva

Nenhum comentário: