segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Stand Cermangue recebeu a visita do vencedor do Prêmio Nobel

São Luís, 06 de agosto.
Por Paiva Silva

Antônio Oliveira, Flávia Mochel, Dan Shechtman Natalino Salgado     

Durante a 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência-SBPC, realizada na Universidade Federal do Maranhão, o stand do Cermangue recebeu a visita ilustre do vencedor do Prêmio Nobel de Química 2011, Dan Shechtman, acompanhado do Reitor e do Vice-reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho e Antônio Oliveira, e da presidente da SBPC Nacional, Helena Nader.

Na ocasião, Dan Shechtman recebeu da Coordenadora do Cermangue, professora Flávia Mochel, uma homenagem do Centro (um quite contendo material lúdico e educativo produzido pelo centro), destacando a importância da presença dele no evento,  que despertou sem dúvida, em milhares de jovens o desejo de ser cientista.

Shechtman nasceu em 1941, em Tel Aviv (atualmente Israel). Após terminar o doutorado, em 1972, trabalhou nos Laboratórios de Pesquisa Wright-Patterson Air Force Base, em Ohio (EUA). Foi nesse período, morando nos Estados Unidos e trabalhando no U.S. National Bureau of Standards in Washington, D.C., que esse israelense descobriu, em 1982, um composto julgado de estrutura cristalina no qual os átomos estavam encaixados em um modelo que não podia ser repetido. Sua descoberta abriria um novo campo na química: o de cristais quase periódicos, porém sua pesquisa foi inicialmente objeto de muitas controvérsias. Durante anos, Shechtman foi hostilizado por causa da sua interpretação não periódica e até foi ridicularizado por muitos cientistas, pois contradizia todas as publicações sobre o tema.
Fotos: Diniz Costa

Nenhum comentário: