terça-feira, 5 de março de 2013

UFMA promove Workshop de valorização energética de resíduos sólidos urbanos



A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFMA promove o Workshop Internacional de Valorização Energética de Resíduos Sólidos Urbanos – Uma Ferramenta para o Desenvolvimento Sustentável, que é aberto ao público e será realizado no dia 6 de março, no Hotel Veleiros. O evento é promovido pela Universidade Federal do Maranhão, em conjunto com a Universidade Técnica de Braunschweig e o Center for Research, Education and Demonstration in Waste Management (CREED). Na ocasião, será apresentada a proposta de criação do Centro de Biotecnologia do Brasil - CREED do Brasil, como instrumento de pesquisa e desenvolvimento para tratamento de resíduos sólidos. O evento é aberto ao público.

Durante 20 anos foi discutido o que fazer com os resíduos sólidos gerados no Brasil. Como resultado, foi criada uma política pública que estabeleceu uma agenda para os próximos anos, com a erradicação de lixões e a obrigatoriedade do tratamento dos resíduos antes de descarte final. Com as metas de gestão definidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, é necessário estabelecer parâmetros de eficiência e seguridade, adaptar tecnologias e ter a apreensão do uso, licenciamento e monitoramento destas.

Neste contexto, o evento propõe a discussão desta perspectiva de mercado de tratamento de resíduos no Brasil. Além deste, o workshop também visa à tropicalização dessas atividades, contemplando o enfoque técnico, econômico, jurídico, social e pedagógico, relacionados com uma perspectiva transversal para a consolidação do desenvolvimento sustentável.

Segundo a organização do Workshop, o objetivo da criação do CREED do Brasil é fornecer à estrutura multidisciplinar voltada às instituições públicas e privadas para implementação de tecnologias direcionadas ao tratamento de resíduos no Brasil, previstas nos debates. Com a internacionalização das discussões relacionadas à temática, se garante a consolidação de uma perícia nacional, especializada e interligada com as tendências globais, também com o intuito de fomentar novos projetos.

Fonte: ASCOM/UFMA

Nenhum comentário: