quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Programa de Compensação e Reposição Florestal na Ilha do MA é iniciado no Rangedor

Espécies nativas que serão plantadas no Rangedor
O plantio de 50 mudas de espécies nativas, na área da Estação Ecológica do Sítio Rangedor marcou, na manhã de  (5), o início da implementação do Programa de Compensação e Reposição Florestal na Ilha de São Luís. As primeiras mudas da reposição florestal no Rangedor foram de cedro, jacarandá e aroeira, plantadas pelo vice-governador Washington Luís; pelo secretário de Estado de Meio Ambiente do Estado, Victor Mendes; e pelo gerente de Relações Institucionais da Vale, Dorgival Pereira. Cada uma delas recebeu o nome de quem realizou o plantio e representa, simbolicamente, o compromisso com a preservação ambiental nas Unidades de Conservação do Estado. 

Na área da Estação Ecológica do Sítio Rangedor serão plantadas 48 mil mudas. No Bacanga serão 289 mil, totalizando 337 mil mudas de 48 espécies nativas. Entre elas, estão mudas de bacuri, de pau d'arco amarelo e de cajá.  Essas espécies foram escolhidas porque contribuirão para manter as características da formação florestal da ilha de São Luís. "Esse programa é uma ação concreta. Recompor as florestas, preservar esses espaços ecológicos é fundamental para que nós possamos ter no futuro um equilíbrio ambiental. Essa ações da Sema com a Vale e com outras empresas são importantes para que possamos continuar fazendo a recuperação de áreas devastadas e que precisam ser preservadas. Essas ações são significativas e dão o tom do que queremos no estado, que é enfrentar a devastação ambiental", afirmou o vice-governador Washington Luís.

Programas como esse são de suma importância para os ecossistemas do Rangedor e do Bacanga explicou a superintendente de Biodiversidade e Áreas Protegidas da Sema, Clarissa Coelho. "O plantio das mudas proporcionará o restabelecimento de áreas degradadas onde o solo se encontra exposto e passível de assoreamento pela ação da chuva. A recomposição da cobertura florestal, além de proteger o solo, atrai a fauna que, aos poucos, devolve ao ambiente as qualidades ecológicas e atributos resguardados pelas Unidades de Conservação Estaduais", disse.
 
Na Estação Ecológica do Sítio Rangedor o Programa de Compensação e Reposição Florestal será implementado em uma área de cerca de 25 hectares. Antes do plantio de mudas o solo, que atualmente é pobre em nutrientes e apresenta altas taxas de erosão, será recuperado para não comprometer a sobrevivência das plantas. Em seguida, serão iniciadas as etapas de abertura das covas, adubação do solo e por fim o plantio das mudas.  No Parque Estadual do Bacanga uma área de 166 hectares será beneficiada.
 
 
 
Fonte: Sema/ MA

Nenhum comentário: