sexta-feira, 19 de outubro de 2012

SNCT é inspirada em discussões da Rio +20


São Luís, 19 de outubro.


“Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza” é o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012, que está sendo realizada de 15 a 20 de outubro, das 9h as 20h, na área externa do São Luís Shopping (Av. Prof. Carlos Cunha, 1000, Jaracati). O evento é inspirado nas discussões da Rio +20. 

Ciência aplicada de forma autentica e dinâmica é a impressão que está sendo transmitida aos visitantes da Semana Nacional. Alunos de ensino médio e superior trazem ao público as experiências voltadas principalmente para a questão da sustentabilidade. Nesse contexto estão sendo apresentadas experiências que revelam a simplicidade dos trabalhos científicos, facilitando, assim, o acesso da sociedade a essas elaborações acadêmicas. Aprender a ciência acaba virando uma diversão e a aplicabilidade das teorias acaba parecendo está ao alcance de todos, não só daqueles que estão na universidade. 

Os trabalhos são fundamentados na perspectiva da sustentabilidade. Gerar energia de forma ecologicamente correta, limpa e sustentável é um desafio para a ciência, mas os alunos do curso de Física da UFMA, por exemplo, criaram um gerador de energia que funciona com a força do vento e que tem um eixo sustentado apenas pela força magnética.

Para a estudante do 2º ano do ensino Médio, do Liceu Maranhense, Larissa Alves, 15, "a SNTC é uma oportunidade única de contato com novas tecnologias e ferramentas que deverão ser usadas em salas de aula e que irão contribuir de forma expressiva para o desenvolvimento cientifico da sociedade".

Uma das experiências destacadas pela estudante foi a que utiliza o vinagre e o bicarbonato de sódio para apagar uma vela acesa dentro de um recipiente de vidro, reproduzindo a ação dos extintores de incêndio. Exemplos dos conhecimentos que vêm dos livros de física, química e matemática e chegam até os laboratórios. Essa experiência foi realizada pelos Alunos do ensino médio que participaram da abertura dos eventos.

O evento é promovido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, é coordenado, no Maranhão, pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectec) e Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). Tem como foco mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, para estimular a valorização da criatividade, a atitude científica e a inovação.

Fonte: Jornal Cazumbá Online


Nenhum comentário: