terça-feira, 10 de julho de 2012

Biomas do Maranhão serão debatidos na 64ª SBPC

São Luís, 10 de julho.
Por Paiva Silva

        Em entrevista concedida à Ascom/UFMA, a Coordenadora do Centro de Recuperação de Manguezais-Cermangue, falou sobre os biomas maranhenses, um dos temas a ser abordado durante a reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência-SBPC, na Universidade Federal do Maranhão.
Confira a matéria.
            Com o tema Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza, a capital maranhense recebe, entre os dias 22 a 27 de julho, a 64º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). 

            Um dos temas a ser apresentados e debatidos dentro da programação científica é “Os Biomas do Maranhão”, que abrangerá a importância dos Biomas - conjunto de diferentes ecossistemas - que possuem certo nível de homogeneidade. 

               O Maranhão possui a maior porção de manguezais, bem como a maior quantidade de baías, estuários, penínsulas, ilhas e arquipélagos costeiros, caracterizando a costa maranhense como um dos trechos litorâneos mais intocados, selvagens e preservados do País. 
                Para a professora Flávia Mochel, do Curso de Oceanografia, da UFMA, “nosso Estado possui quase todos os biomas do Brasil, uma característica única”. 
Bolsistas do Cermangue/LAMA
analisando amostras
            “O Maranhão é um Estado de transição e aqui que se encontram todas as três grande regiões brasileiras com uma quantidade de diversidades. Ele é nordeste, mas também é Amazônia legal”, ressaltou Flávia. 
          O Estado é considerado berçário, pois diversas espécies depositam seus ovos nesta região, uma vez que a mesma é rica em nutrientes e abrigo para os pequenos animais, que são encontrados principalmente na parte Noroeste do Estado, no qual há uma grande quantidade de rios desembocando no mar. 

Fonte de apoio: maramazon
Revisão de texto: Carol Veloso

Lugar: Cidade Universitária
Fonte: Marcello Williams
Notícia alterada em: 10/07/2012 10h24

Nenhum comentário: