segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Tenda dos Manguezais: sucesso de público na SNCT


Por Paiva Silva, Relações Públicas-Cermangue
Com uma programação diversificada, Cermangue carimba sua  participação na SNCT.       
            
         Ciência, conhecimento e muita diversão. Foram esses os elementos que os visitantes da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em São Luís, encontraram na Tenda dos Manguezais. Com uma ampla estrutura a Tenda ofereceu aos participantes uma programação diversificada e atraente durante toda a semana.

Filmes, Oficinas, Painéis, Palestras, Exposições e Performances. Uma variedade de opções para todos os gostos e idades, que fez do estande um dos mais visitados e comentados. Quem apreciou, saiu satisfeito. “Muito legal a tenda, estou impressionada com a quantidade de informação que eles trouxeram. É o estande mais diferente que visitei hoje, porque eles falam de coisas sérias, como problemas ambientais, preservação da natureza, dos manguezais de uma forma muito legal, divertida, que dá vontade de ouvir e participar’’, disse a estudante da Unidade Integrada Estado de Alagoas, Jéssica Oliveira.
               
               A criançada  se divertiu e aprendeu na tenda. A oficina de desenho e pintura mesclou conscientização, conhecimento e diversão fazendo a festa dos pequeninos e de alguns grandinhos, também. E não parou por aí. O Cine Curta o Mar preparou uma sequência especial de filmes em desenhos animados, como “Peixe Frito”, cuja temática chamava a atenção para preservação do ecossistema marítimo, bem como a preservação das espécies que nele vivem, e que deixou a galerinha da Escola Viva-Vida ligada na tela do início ao fim.
            A exposição de invertebrados marinhos bentônicos, aquários representando a dinâmica das marés no ecossistema manguezal, o viveiro de mudas de manguezal, a banca literária, livros e folhetos sobre manguezais e performances educativas enchiam os olhos dos expectadores. E o que falar do Viveiro Virtual, sucesso consagrado por onde passa? Este recebeu atenção especial dos visitantes, que fizeram questão de plantar sua muda e deixar seu recado de preservação dos nossos manguezais.


Outra atração do estande foi a realização do V EMANGUE (Encontro Maranhense de Manguezais) que, pela segunda vez, acontece dentro da SNCT. Além de mesas-redondas e muitos debates foram apresentados alguns painéis que traziam discussões pertinentes às urgentes necessidades no nosso planeta, a exemplo o painel “Mudanças globais, Prevenção de riscos e as Comunidades Tradicionais em Áreas de Manguezal do Maranhão”, que contou com a presença de moradores de reservas extrativistas e também da Colônia de Pescadores de Icatu.
Diversas autoridades prestigiaram a tenda , como o Reitor da Universidade Federal do Maranhão, Professor Natalino Salgado, o Vice-Reitor, Professor Antônio Oliveira, a Secretária de Ciência e Tecnologia Olga Simão, a Secretária de Desenvolvimento Agrário, Conceição Andrade, a Presidente da FAPEMA, Rosane Guerra, o Secretário Regional da SBPC, Professor Luís Alves, o Vice-Governador, Washington Luiz, dentre outras, além de vários representantes da imprensa local.
Jacyara Corrêa, membro do grupo, diz estar satisfeita com o trabalho desenvolvido, Acredito termos alcançado o que nos propusemos a fazer, é importante repassar a todos, principalmente às crianças, a importância dos manguezais, através de medidas educativas para a sua preservação e recuperação.”
Flávia Mochel, Professora do Departamento de Limnologia da UFMA e Coordenadora do Cermangue/LAMA afirma que todas as expectativas foram superadas. “A realização do  Emangue, pela segunda vez, na SNCT consolidou a nossa parceria com a semana. A Tenda dos Manguezais foi um grande sucesso; Desenvolvemos diversas atividades, promovemos mesas-redondas, bastantes debates, muita diversão; Recebemos várias autoridades e um grande número de visitantes que se mostravam realmente interessados em participar e aprender”, conclui. 

Ciência, Arte e Diversão são as palavras que melhor definem a participação do Cermangue/LAMA no evento. As mais de 700 inscrições, sem contar as demais visitas, refletem o reconhecimento de um trabalho árduo e responsável da equipe que busca cumprir com o seu papel social, contribuindo para uma sociedade mais consciente e sustentável.
O Cermangue agradece a participação de todos os que prestigiaram e contribuíram para o grande sucesso do Emangue e das demais atividades da Tenda dos Manguezais na SNCT e convida-os a ficarem ligados em todas as atividades desenvolvidas pelo projeto.

Nenhum comentário: