segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Mapeamento de manguezais e apicuns em Luís Domingues – MA é apresentado durante o V CBO

São Luís, 10 de dezembro


O Centro de Recuperação de Manguezais – CERMANGUE esteve presente durante a quinta edição do Congresso Brasileiro de Oceanografia (CBO’2012), realizado no mês de novembro, no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro. O centro levou uma série de trabalhos para serem discutidos, dentre estes, podemos destacar o trabalho intitulado de “Mapeamento das unidades de paisagens para o estudo da conectividade entre os ecossistemas costeiros do município de Luís Domingues, APA das reentrâncias maranhenses”, objeto de estudo do acadêmico Fabrício Baltazar, orientando da professora Flávia Mochel, Coordenadora do Centro.

O trabalho apresentado durante a CBO’2012 é apenas um resultado parcial do mapeamento realizado neste ano, no Município de Luis Domingues. Segundo Fabrício Baltazar, apesar  de ser um resultado parcial ele já  representa  um resultado final da  sua dissertação. Formado em ciências biológicas desde 2006, Fabrício atualmente é aluno no mestrado de sustentabilidade e ecossistema da UFMA.

 “Os trabalhos de mapeamento e sensoriamento remoto são importantes para que possa ser feito o monitoramento dessas áreas, é possível saber o que foi perdido, as áreas que já estão se regenerando, e outros”, disse Fabrício.

O pesquisador afirmou ainda que é necessário encontrar caminhos que possam viabilizar o uso sustentável desse ecossistema, tendo por base o levamento de dados científicos e trabalhos de educação ambiental, para que possamos orientar a população do uso correto desses recursos naturais.
O trabalho apresentado no CBO, além de ser orientado pela professora Flávia Mochel, contou também com a colaboração do oceanógrafo Ivanilson Fonseca, membro do Cermangue.

 Redação: Dianna Ribeiro
 Revisão: Paiva Silva

Nenhum comentário: