quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Graduandos de educação ambiental da UFMA visitam Feira de Ciências do BCA


 A turma de graduação da disciplina de educação ambiental do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), coordenados pela professora Flávia Mochel, estiveram presentes na Feira de Ciências do Centro de Ensino Bernardo Coelho de Almeida (BCA), para prestigiarem e avaliarem os temas discutidos na ocasião.

Realizado na última quinta-feira (20), a Feira de Ciências do BCA abordou várias temáticas, tais como: a situação dos lixos em São Luís; as doenças de veiculação hídrica; os três Rs da sustentabilidade; a situação das praias em São Luis; a situação dos manguezais, assim como os problemas enfrentados pela comunidade que se sustentam através desse ecossistema; as fontes de poluição; as frutas típicas e sua valorização no mercado, suas utilizações medicinais, na culinária, na higiene e na estética. Na ocasião também foram discutido outros temas, tais como, cultura e música, sempre dando ênfase ao Maranhão, principalmente a São Luís.

A visita à feira de ciências faz parte das práticas acadêmicas do curso de oceanografia. Os graduandos tinham como objetivo analisar os temas relacionados à educação ambiental apresentados durante a feira, do ponto de vista da sustentabilidade para que haja a multiplicação da educação ambiental.

Cermangue na  Feira de Ciências do BCA


O mangue teve um lugar especial na Feira de Ciências do Centro de Ensino Bernardo Coelho de Almeida (BCA) . Na ocasião, os alunos da turma 101 explicaram o que é o manguezal, a situação dos mangues em São Luís, os principais problemas  desse ecossistema, e outros.


Os alunos apresentaram o  blog  do “Cermangue” como uma maneira fácil de obter acesso as informações sobre os manguezais. Através dos materiais (jogo de tabuleiro e o jogo do quebra-cabeça)  do centro, os alunos puderam discutir  com quem estava presente, sobre as transformações ambientais.
 

 Confira mais fotos clicando aqui.


Vários momentos da Feira de Ciências do BCA
         
Redação: Dianna Ribeiro

Nenhum comentário: