segunda-feira, 15 de outubro de 2012

SNCT 2012 será aberta nesta segunda-feira



São Luís, 15 de outubro.

Será aberta, nesta segunda-feira (15), às 17h, na área externa do São Luís Shopping, no bairro Jaracati, em São Luís, a "Semana Nacional de Ciência e Tecnologia" (SNCT), iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e, no Maranhão, coordenada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec) e Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). Durante seis dias, das 9h às 20h, serão realizadas, em uma área de três mil metros quadrados, atividades relativas ao tema central do evento: "Sustentabilidade, Economia Verde e Erradicação da Pobreza". Na programação, estão previstas exposições, oficinas, minicursos e palestras. A participação no evento é gratuita. 

Paralelo à SNCT, ocorre a terceira edição da "Mostra Científica do Maranhão". De acordo com a diretora-científica da Fapema, Rita Seabra, a mostra consiste em expor, durante a SNCT, os trabalhos desenvolvidos por alunos de projetos de iniciação científica, incentivados pela Fapema por meio de editais, além de alunos de mestrado e doutorado. São mais de 100 trabalhos a serem apresentados. "A SNCT tem como objetivo inserir ciência e tecnologia à população de uma maneira geral, não só os estudantes, mas aproximar a população do que é ciência e do que é tecnologia", afirmou ao Imirante. 

Atividades 
A organização da SNCT no Maranhão tem como objetivo alcançar o recorde em número de atividades realizadas durante o evento. Entretanto, afirma a diretora, o número total de atividades só será conhecido após o término da SNCT, já que o cadastro pode ser feito tanto na página eletrônica da Fapema quanto na página do MCTI. Até o momento, 1.151 eventos em 28 cidades maranhenses foram cadastrados na SNCT.
Pelo menos 242 instituições ligadas às áreas de ciência e tecnologia participam do evento. Entre os parceiros da SNCT, estão a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Universidade Ceuma (Uniceuma), Faculdade São Luís, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Florence, Pitágoras, Eletronorte, Vale, Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), Cruz Vermelha, e as secretarias de Estado da Cultura, Educação, Turismo, Segurança Pública, Igualdade Racial, Meio Ambiente e do Trabalho, entre outros. 

Agendamento de visitas
Escolas públicas e particulares podem agendar visitas guiadas na SNCT. A Fapema está disponibilizando ônibus para o translado de estudantes e professores, mas a solicitação deve ser feita previamente pela direção da escola interessada por meio do telefone (98) 2109-1435. "É interesse nosso que o local seja frequentado por alunos que possam interagir com pesquisadores e professores", completa Rita Seabra.

Fonte: Imirante


Nenhum comentário: