quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Cermangue/LAMA produzem jogos educativos sobre o manguezal


São Luís, 04 de outubro.

Jogo de tabuleiro
Com o objetivo de promover o aprendizado por meio do envolvimento lúdico e prazeroso, e oferecer alternativa quanto às práticas de educação ambiental nos manguezais, o Centro de Recuperação de Manguezais (Cermangue), juntamente com o Laboratório de Manguezais (LAMA) criaram, recentemente, um jogo de tabuleiro e um jogo de quebra-cabeça.

Intitulado de “trilha do manguezal”, o jogo de tabuleiro vem acompanhado de dado e peões de papel, no qual poderão jogar duas ou mais pessoas. Vence no jogo o primeiro a completar uma volta na trilha do manguezal. Lembrando que, nas casas de impacto ambiental, o jogador deverá cumprir a penalidade escrita, já nas casas de sustentabilidade e recuperação, o jogador ganha um bônus.

Jogo de quebra - cabeça
O jogo de quebra-cabeça que, ao ser montado, forma a paisagem do manguezal, além de despertar curiosidade e a criatividade da criançada, também ajuda a desenvolver a coordenação motora e visual destas.  Ambos os jogos podem ser usados como material didático no ambiente escolar ou fora dele e, ainda, em atividades complementares, em oficinas, por gestores, educadores e demais pessoas interessadas no ecossistema manguezal.

O Cermangue/Lama já lançaram também o livro Mangueando: Brincando e Aprendendo com o Manguezal, régua e um jogo da memória , e continuam com projetos para criação de novas peças.
Todos os materiais produzidos pelo Cermangue são usados durante as atividades de educação ambiental com as comunidades.

Redação: Dianna Ribeiro
Revisão: Paiva Silva

Um comentário:

492002 disse...

Muito bom o trabalho gostaria de compartilha com esse grupo e trocamos ideia sobre os jogos didáticos neste contexto do manguezal. Faço parte do GEPEA/GEPEC da UFPB vai em anexo o meu e-mail pessoal (junior_de)007@hotmail.com)desde já agradeça a colaboração de vocês e espero contribuir para esse linda projeto :D