quinta-feira, 3 de maio de 2012

Selestún: um paraíso protegido

Coordenadora do Cermangue visita Selestún.
São Luís, 03 de maio.




               Em viagem ao México, Flávia Mochel, Coordenadora do Cermangue, pôde conhecer as maravilhas das comunidades de Selestún e apreciar os belíssimos manguezais protegidos como reserva ecológica.
            O turismo é hoje uma das grandes vertentes da economia de Selestún. As praias, a sua gastronomia e o rio que corre para os manguezais fazem da cidade um dos destinos favoritos dos turistas. Outra fonte de renda dos moradores vem do artesanato, cuja parte da matéria prima é extraída do ecossistema manguezal.
            Celestún é uma pequena aldeia de pescadores localizada a duas horas da cidade de Mérida, um verdadeiro paraíso do litoral yucateco onde o visitante tem contato com a natureza e extensas praias virgens de cristalinas, águas para nadar e relaxar na sombra de um coqueiro.
         O porto de Celestún é famoso pelos exóticos flamingos e sua cor representa um espetáculo natural. A praia tem cor azul e muitos pelicanos, gaivotas, Martins-pescadores e outros pássaros que dão voos rasantes e ficam sobrevoando, em bando, os barcos onde os pescadores destripam os peixes. Um paraíso protegido. Um exemplo a ser seguido.


Redação: Paiva Silva
Fotos: Flávia Mochel

Nenhum comentário: