quinta-feira, 10 de maio de 2012

Cermangue inicia implantação de projeto em Luís Domingues


Cermangue inicia diálogo sobre projeto de educação ambiental na cidade de Luís domingues.
Por Paiva Silva.   
São Luís, 10 de maio.
       
Flávia Mochel em palestra a professores
e estudantes
             Nos dias 05, 06 e 07 de maio, O cermangue esteve em Luís Domingues para dar início à implantação do Projeto de Educação Ambiental no município. A visita teve uma programação voltada para a apresentação do projeto às autoridades locais, com palestras para alunos e professores da rede municipal, Secretários de Meio Ambiente e da Agricultura, e uma reunião do Centro de Recuperação de Manguezais com professores e secretários, onde iniciaram o planejamento das ações a serem desenvolvidas pelo centro.



Alunos em atividades oceanógrafas
 embarcadas
            No segundo dia de atividades, a equipe embarcou para conhecer o estuário local, indo até a ilha de Boa Vista, onde os alunos realizaram atividades oceanógrafas embarcadas, como arrasto de draga, lançamento de busca-fundo na coleta de sedimentos para análise de salinidade e profundidade. E em seguida desembarcaram na comunidade, onde conversaram com alguns moradores e seguiram em busca de apicuns _ objeto de estudo do aluno de mestrado, Fabrício Ferreira, orientando da professora Flávia Mochel.

            No terceiro e último dia, a equipe realizou busca de apicuns por via terrestre no manguezal e numa faixa de floresta amazônica, local onde se encontra um sítio arqueológico de um antigo quilombo.
            O objetivo do Centro é desenvolver, no município, o trabalho de mestrado do aluno Fabrício, cujo título é “Caracterização dos Manguezais e Apicuns como subsídio para a sustentabilidade socioambiental do município de Luis Domingues-MA” e, ao mesmo tempo, trabalhar com Educação Ambiental, como já vem fazendo em Apicum-Açu.

Mais imagens na galeria de fotos.

Redação: Paiva silva
Fotos: Flávia Mochel

Nenhum comentário: