terça-feira, 27 de março de 2012

Cermangue homenageia o Professor Marco Valério



São Luís, 27 de março.

Marco Valério e Flávia Mochel
                       
Nas comemorações de aniversário de um ano do Centro de Recuperação de Manguezais, o Chefe do Departamento de Oceanografia e Limnologia da UFMA, Professor Marco Valério, foi homenageado com a placa do Centro, entregue pela sua Coordenadora, a professora Flávia Mochel.
Marco Valério, em entrevista concedida ao blog, falou da satisfação de ser o homenageado do Cermangue. “Fico muito feliz com a homenagem. Primeiro porque tenho uma admiração muito grande pelo entusiasmo da professora Flávia Mochel no campo da pesquisa. Nós entramos juntos na Universidade, e caminhamos juntos ao longo desses 20 anos, sempre buscando resolver os problemas do manguezal. E nessa busca, Flávia coordenou um dos primeiros grandes projetos dentro do departamento que, até então, era o departamento de biologia, o estudo ecológico dos manguezais parte I, na ilha de São Luís. E que resultou em diversos trabalhos, dentre esses, inclusive, a minha tese de Doutorado. Então, foi um presente que ela me deu. E, ser homenageado, ser reconhecido, e, para mim, isso nem deve ser visto como reconhecimento, pois acho que na condição de Chefe de departamento, tenho o dever de dar apoio àqueles que buscam realizar pesquisas, e que, sabemos, enfrentam muita dificuldade em conseguir recursos junto aos órgãos públicos. Mas Flávia é determinada e quando coloca algo na cabeça, persiste. E o Cermangue é isso, fruto de um casamento de sonhos e de muito esforço, dela com o seu grupo”, disse.
Na ocasião, o professor falou também do convênio firmado entre a Universidade e a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), e da indicação do nome da Professora Flávia Mochel, pelo Departamento, para trabalhar no projeto que, segundo ele, trará grandes conquistas, não só ao Departamento de Oceanografia, mas para toda a Universidade.

“O nosso departamento participa de um convênio entre a UFMA e a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), e dentro deste convênio, temos dez produtos a serem gerados até o final de 2013. Em uma conversa entre o Departamento e a EMAP, fui questionado se havia alguém capacitado para trabalhar nas etapas anteriores a uma supressão de vegetação. E, respondi que o departamento tinha uma das maiores especialistas de mangue do Brasil, a professora Flávia Mochel. Em seguida, demos andamento ao projeto, com a assinatura do contrato, que tem como uma das propostas, a criação de uma casa de vegetação e um viveiro permanentes”, afirmou.
Para Marco Valério, a aquisição da casa de vegetação e do viveiro, representa muito ao Departamento e ao curso de Oceanografia, não só em termos de status, mas também no fantástico campo de trabalho que se abre aos alunos, o que contribuirá, segundo ele, para a formação profissional destes.
 REDAÇÃO: Paiva Silva
 FOTO: Paiva Silva

Um comentário:

Anônimo disse...

Devemos e muito valorizar os nossos, principalmente aqueles que são mestres e nos guiam o longo de quase uma vida.

Orgulho em ser Oceanografia, Orgulho em ser UFMA, orgulho em ser aluno desses MESTRES...