segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Defesa do manguezal mobiliza ambientalistas no pré-carnaval


O berçário do mar também deverá sofrer sérias consequências com as mudanças do polêmico Código Florestal. A denúncia é da ONG Fundação SOS Mata Atlântica, que está fazendo uma mobilização nacional para tentar garantir a preservação dos manguezais, fundamentais para a reprodução de diversas espécies marinhas. De acordo com Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da SOS Mata Atlântica, o Brasil tem mais de 20% dos mangues do mundo, alguns em situação muito boa.
A tendência no mundo é de recuperação dos manguezais, já que o serviço que ele presta é muito grande: a fixação de carbono é muito maior do que na floresta, evita erosão e é fundamental para a reprodução de animais marinhos - enumerou Mantovani. - No segundo tempo da discussão do Código Florestal, incluíram os mangues, cuja única proteção são as Áreas de Preservação Permanente (APPs).
No Rio, a preservação ambiental dá samba. Ambientalistas vão levar a campanha nacional "Mangue Faz a Diferença" ao bloco "Empolga às 9", previsto para desfilar neste domingo, às 16h, no Posto 9 de Ipanema. Mais cedo, a mobilização coordenada pela ONG Fundação SOS Mata Atlântica, com apoio do Instituto Mar Adentro e do Projeto Coral Vivo, terá voluntários distribuindo sacolas recicladas para banhistas, às 10h, e praticantes de stand up paddle vão remar no mar.
A bióloga Débora Pires, professora do Museu Nacional/UFRJ e gestora do Projeto Coral Vivo, ressalta a importância ambiental dos manguezais.
 Este ecossistema diminui a erosão e regula a quantidade de sedimentos no mar. Quando os rios levam muitos sedimentos prejudicam os corais e deixam a água turva - disse a especialista. - O manguezal seria o ecossistema entre a terra e o mar. Então, tudo que acontece neste ecossistema, também influencia o mar.
Fonte: Agência O Globo

Nenhum comentário: