terça-feira, 25 de outubro de 2011

Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza


Matéria retirada da página da UFMA      
   A diretoria nacional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) confirmou na última quarta-feira (19) o tema centralCiência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza, sugerido pela seccional maranhense, para a 64ª Reunião Anual, que ocorre de 23 a 27 de julho de 2012, nas dependências do Campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Bacanga. Mais de 20 mil pessoas serão esperadas para o maior evento científico da América Latina que, desde 1948, ocorre a cada ano em estados e universidades diferentes. A última reunião anual em São Luís aconteceu em julho de 1995, com o tema Ciência e desenvolvimento autossustentável.

         No início desta semana, durante a reunião de instalação da Comissão Executiva local da SBPC, o reitor da UFMA, professor doutor Natalino Salgado, relatou as providências que estão sendo tomadas para assegurar à comunidade acadêmica e à sociedade maranhense condições adequadas de acessibilidade, conforto e segurança. A 64ª SBPC será realizada no mesmo ano em que se comemora o quarto centenário de fundação da Cidade de São Luís.

Tema, Marca e Comissões

         O tema Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza foi escolhido a partir da opinião de internautas em consulta feita pela UFMA, por intermédio do seu site. No grupo de opções ao internauta, além de energia, cultura e pobreza, constavam ainda sustentabilidade e bioma.

         Mediante portaria assinada pelo reitor Natalino Salgado, foi constituída a Comissão Executiva local responsável pelas atividades que integrarão a 64ª Reunião Anual da SBPC. É presidida pelo próprio reitor e tem como vice-presidente o vice-reitor Antonio José Oliveira. A Comissão é secretariada pela assistente social Margarete Cutrim.

Leia a composição completa da Comissão Executiva local.

         A coordenação de identidade visual, composta pelo professor Carlos Delano e equipe de alunos do curso de Design já apresentou propostas de marca para a SBPC de São Luís, que estão sendo apreciadas pela diretoria nacional da entidade. O motivo da marca é o couro de boi, expressão marcante do bumba meu boi.

         A Secretaria Geral está ocupando uma sala no primeiro andar do Centro Pedagógico Paulo Freire, no Campus do Bacanga. A secretária Margarete Cutrim explica que a Comissão Executiva poderá ser ampliada à medida que surgirem pessoas interessadas ou a demanda exigir.

         O ritmo de trabalho se desenvolve regularmente nas comissões setoriais, que já formatam a programação em sintonia com a SBPC nacional. A exemplo das demais reuniões anuais, na 64ª SBPC ocorrerá a ExpoT&C que, historicamente, reúne universidades, institutos de pesquisas, entidades governamentais e outros expositores. Da mesma forma, será realizada a SBPC Jovem inteiramente destinada a estudantes do ensino fundamental, médio ou técnico. A SBPC Cultural está garantida na extensa e dinâmica programação, que está em fase de elaboração.
 

Revisão de texto: Késia Andrade

Lugar: Campus do Bacanga
Fonte: Aldionor Salgado
Notícia alterada em: 
21/10/2011 20h26

Nenhum comentário: