quarta-feira, 10 de agosto de 2011

UFMA sedia a XXIII Semana Nacional de Oceanografia



O tema da edição desse ano é “Ecossistemas costeiros tropicais: potencialidades, riscos e desafios”

      A Universidade Federal do Maranhão está sediando, desde a última segunda-feira dia 8, a XXIII Semana Nacional de Oceanografia, no Campus do Bacanga, em São Luís. O tema da edição desse ano é “Ecossistemas costeiros tropicais: potencialidades, riscos e desafios” e se estenderá até a sexta-feira, dia 12 de agosto. Estão envolvidos o Prof. Dr. Marco Valério Jansen Cutrim (chefe do Dept. de Oceanografia de Limnologia), o Prof. Dr. Ricardo Luvizoto (Coordenador do Curso de Oceanografia), Prof. Dr. Ricardo Barbieri (Coordenador do Programa de Pós-Graduação “Sustentabilidade de Ecossistemas”), Prof. Dr. Paulo Calvacanti (Lab. de Geoquímica), o coordenador geral do evento Prof. Dr. Antônio Carlos Leal da Cunha, além da secretária geral Vivian Sales, recém-formada do Curso de Oceanografia.
   O evento está dando enfoque às características regionais do litoral maranhense (reentrâncias, Golfão, Lençóis e o Delta), o que ajudará a delinear estudos e pesquisas sobre a região, quanto às potencialidades e como usá-las, além de discutir a respeito dos desafios encontrados para a preservação da área.
      A XXIII Semana Nacional de Oceanografia está sendo realizada em diversas dependências da UFMA, entre elas os prédios do CCBS, CCH e Centro de Convenções Paulo Freire. O objetivo é integrar a comunidade de oceanógrafos (estudantes e professores) através da interação e o intercâmbio de informações e experiências entre os participantes.
      A SNO 2011 conta com a presença de pesquisadores e profissionais da área de Oceanografia de várias partes do país, entre eles o Prof. Dr. Audálio Rebelo da UFRJ, Prof. Dr. Salvatore Siciliano da FIOCRUZ e o Prof. Dr. Gustavo Goulart Moreira Moura da USP. Além disso, conta também com a participação de dois alunos Mestrandos da Wageningen University (Holanda), o Geert-Willen Arentsen e o Toon Roosen, que estão desenvolvendo sua dissertação no estado do Maranhão e têm como orientadora a Dra. Larissa Barreto, da UFMA.
      A programação é constituída por mesas-redondas, minicursos, oficinas, apresentações de trabalhos científicos, mostra de cinema, vivências de campo, reuniões para discutir assuntos pertinentes da profissão, jogos esportivos universitários, eventos culturais e uma excursão para a cidade de Barreirinhas (Lençóis Maranhenses) nos dias 13 e 14.
       O calendário completo de atividades da XXIII SNO está disponível no site do evento:
http://www.xxiiisno.ufma.br

Nenhum comentário: