sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia-SNCT

Por Paiva Silva, Relações públicas-Cermangue

            A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) acontece no Brasil desde 2004. Ela tem tido um êxito grande com uma participação crescente de pessoas e de instituições de ensino e pesquisa. Em 2010, foram realizadas cerca de 14.000 atividades, em 500 municípios brasileiros.
            Com a finalidade de mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação, a SNCT pretende mostrar a importância da C&T para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país, possibilitando que a população brasileira conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e suas aplicações.
            Em 2010, a SNCT, em São Luís-MA, e em alguns municípios do Estado, contou uma rica e diversificada programação: com tendas da ciência em praças públicas; feiras de ciência; oficinas e palestras científicas. A Tenda dos Manguezais levou à Praça Maria Aragão, no Centro Histórico de São Luís, a divulgação científica dos manguezais com os  trabalhos realizados pelo LAMA, Laboratório de Manguezais do Departamento de Oceanografia e Limnologia  da UFMA. A coordenadora Profa. Dra. Flávia Mochel contou com a colaboração dos estagiários e bolsistas do PIBIC do LAMA. Também alguns alunos do Curso de Oceanografia da UFMA colaboraram como monitores durante todo o evento. 

            
Neste ano, a semana ocorrerá entre 17 e 23 de outubro. O tema principal será: “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de risco”. Além de promover inúmeras atividades de divulgação científica em todo o país, serão estimulados na SNCT 2011 a difusão dos conhecimentos e o debate sobre as estratégias e maneiras de se enfrentar o grande desafio planetário das mudanças climáticas e de prevenir riscos decorrentes de desastres naturais e de situações criadas pela ação humana.
           O Cermangue tem presença confirmada no evento. Fique ligado em tudo o que vai acontecer na SNCT 2011, aqui no nosso blog.

Veja mais em: http://flaviamochel17.blogspot.com/2011/07/snct-2010-tenda-dos-manguezais-iv.html

Nenhum comentário: