segunda-feira, 11 de julho de 2011

Comissão Organizadora vai à Goiânia para planejar SBPC 2012

Notícia retirada da página da UFMA
07/07 - 08h33


De 10 a 15 de julho, a equipe da comissão organizadora da SBPC/MA analisará a 63ª Reunião Anual da SBPC de olho no evento do próximo ano, em São Luís

De malas prontas, a Comissão Organizadora da SBPC/MA parte para Goiânia, neste sábado, 9 de julho, mais precisamente à Universidade Federal de Goiás, local da 63ª Reunião Anual da Sociedade para o Progresso da Ciência. Entre os dias 10 e 15 de julho, a equipe busca conhecer os detalhes e firmar parcerias de olho em 2012, ano em que o Encontro será realizado na UFMA.

Para o Secretário Regional da SBPC, José Maurício Bezerra, é fundamental observar a organização, utilização dos espaços e as novidades de cada edição. “Eu participo dessas reuniões desde 1987, mas há pessoas que não podem viajar com tanta frequência. Por isso é importante tirar proveito e ver em loco como se dá a realização de um evento deste porte”, comentou.

Outra meta traçada pela comissão da UFMA é verificar a quantidade de participantes e de pessoas ligadas à organização do evento científico. Para isso, foram firmadas parcerias entre UFMA, Governo do Estado e Prefeitura para analisar e preparar a infraestrutura necessária para que a capital maranhense possa receber uma quantidade projetada de 20 a 25 mil inscritos, segundo Bezerra. O tema deste ano na UFG é “Cerrado: água, alimento e energia”. A UFMA já disponibilizou no site da Instituição uma enquete para a comunidade acadêmica selecionar os assuntos que irão compor o tema do Encontro em 2012.

Parte fundamental da divulgação das produções e acontecimentos da UFMA, a Assessoria de Comunicação (ASCOM) irá disponibilizar uma estrutura especial para realizar transmissões ao vivo no site e nos polos do Núcleo de Educação a Distância das sessões especiais e conferências. Segundo a Assessora de Comunicação, Giselle Marques, além da divulgação em tempo real, o foco da viagem é obter informações sobre as demandas da Reunião Anual e traçar metas para o atendimento da mídia no ano que vem. “Vamos saber qual a estrutura ideal para fazer a cobertura do evento para divulgação e atendimento da imprensa local, nacional e internacional”, ressaltou.

De acordo com a editora-chefe do Núcleo de TV da UFMA, Josie Bastos, no stand da UFMA a Assessoria irá exibir dois vídeos institucionais produzidos para o evento. Jornalistas também farão entrevistas com os organizadores regionais e nacionais, e irão produzir reportagens especiais para divulgar os trabalhos científicos. “Nossa intenção é preparar um banco de imagens e reportagens já pensando nas demandas da UFMA em 2012”, destacou a jornalista.

Para a estudante do sétimo período de pedagogia da UFMA, Débora Mendes, a troca de conhecimento em um evento de caráter internacional é uma experiência ímpar na vida dos professores e alunos. Rafael Campos, mestrando em Ciências Sociais, que participou do Encontro no ano passado, aguarda com ansiedade a edição na UFMA. “A reunião em 2010, em Natal, foi fantástica, então esperamos que em 2012 a nossa SBPC possa ser ainda melhor”, afirmou.


Edição de texto: Josie Bastos 
Revisão de texto: Carla Morais 
Lugar: UFMA
Fonte: Luciano dos Santos
Notícia alterada em: 07/07/2011 16h40

Nenhum comentário: